10 de fevereiro de 2010

LIPOCAS

Newsletter da “Quercus”, 23 de Fevereiro de 2094
Caros leitores,

Viemos desta forma denunciar um verdadeiro atentado ao Sistema Solar. Desde há uns 20 anos para esta data que se têm registado abusos no respeita ao marketing “selvagem” que algumas empresas têm vindo a praticar. À falta de espaço que cada vez mais se faz notar, as empresas dedicaram-se à promoção visual dos seus produtos noutras paragens. Pequenos “génios” de marketing, sentados às respectivas secretárias e sem nada mais para fazer do que rentabilizar as marcas e corporações que lhes pagam, mesmo que o custo seja um verdadeiro atentado aos órgãos visuais.
O caso mais antigo trata-se, como se sabe do nosso vetusto satélite natural, a Lua, tantas vezes alvo de suspiros e obras de arte, tantas vezes venerado por antigas civilizações.

Hoje, não passa de um enorme placard de uma marca de ténis.

Este ciclo parece não ter fim, uma vez que as leis de propriedade no espaço estão ainda pouco definidas, estando a sua exploração entregue a um punhado de abastados mercenários, que vendem o espaço de que são donos (pela mera razão de terem sido os primeiros a lá chegar) a peso de ouro a corporações gigantescas de marcas de refrigerantes, vestuário, automóveis e relógios.
Quando é que isto vai acabar? Os governos parecem estar pouco interessados neste problema, uma vez que os alvos destas críticas estão a centenas de milhar de quilómetros de distância dos seus contribuintes.
Ora, esta situação insustentável tem de acabar.
Chegou aos ouvidos da Quercus que uma das maravilhas do nosso Sistema Solar, os Anéis de Saturno, estão em vias de serem pulverizados pelo excesso de carga publicitária.


Assim, a Quercus fundou um novo projecto para pôr fim a este abuso.
Trata-se da LIPOCAS — Liga Portuguesa de Conservação dos Anéis de Saturno. Vamos exigir aos governos que regulem o actual caos de propriedade no espaço, por um lado, e exigir às empresas responsáveis que retirem de imediato os seus cartazes publicitários dos Anéis, por outro.
Vamos também organizar uma manifestação em frente à ONU, no próximo dia 18 de Março, de modo a sensibilizar os governantes para esta gritante desconsideração com a Natureza.
Entretanto, intimamos todas as pessoas para que boicotem as marcas publicitadas. Bem sabemos que somos poucos, mas por vezes basta um grão de areia para partir um motor de hiper-propulsão.
Saudações verdes!


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