14 de dezembro de 2009

Pandam

Pandam é:

a) Um prato típico da Tailândia;
b) Uma bicicleta daquelas para várias pessoas, mas com rodinhas;
c) Fazer com que a roupa condiga;
d) Um tipo de calções de banho;
e) O estado de uma casa depois de uma festa em que toda a gente acaba bêbeda.


Sabeis aquelas palavras, ou expressões, que toda a gente conhece menos vós?
O sentimento de que são ignorantes, ou que passaram alguns anos a dormir ou numa ilha deserta sem contacto com o Mundo? Pois, eu sei bem essa sensação. E tem-me acontecido com frequência ultimamente. Esta última foi mesmo o “pandam” (para quem também ficou a leste, é a resposta c).

Mas foi apenas o corolário de toda uma existência que me passou ao lado. Coisas novas de que toda a gente fala, menos eu. Sinto-me excluído.
Não me chateia que alguém comece com histórias da teoria heterótica das supercordas, nada disso. É um tema que pouca gente conhece.
Agora, quando começam a falar de “podcasts”, e de “twitter”, e de ódio-books... jasus.

Pois estes últimos dias estive num universo paralelo deste género. Numa festa de anos de uma tia avó minha, rodeado de primos e primas e tios e tias, família muito conservadora, a raiar o monárquico (consta que um dos meus tios, aquando das eleições, risca os candidatos todos e coloca um soberbo “Viva d’El Rei” no boletim de voto), de educação e trato esplêndido. Pois um dos meus tios saca do computador, liga-o à net, porque precisava de regar as alcachofras. Não estou a brincar. A minha tia agradece-lhe o facto de ele ter enxotado os texugos da sua quinta, seja lá o que isso for. E de repente toda a gente tem quintas, uns crescem ananases, outros colhem os tomates, outros têm as vacas carregadas de leite e têm de ser ordenhadas. Uns têm de se levantar de madrugada para adubar os nabos. Os rabanetes apodrecem, a aveia rendeu muito na última safra, é preciso comprar um tractor, as cerejeiras já medram. Tudo isto no conforto do lar.



Mas que raio de universo paralelo é este? E porque é que eu não tenho uma quinta? E porque é que sinto sempre um aperto no peito sempre que toda a gente fala de alguma coisa que me escapa completamente?

Tenho medo.


Acreditam:

Seguidores