8 de junho de 2009

A Truta Assassina

Parece que uns miúdos de uma escola lá de Viseu tiveram a brilhante ideia de povoar o rio Pavia com trutas. Não estou a brincar, é mesmo o rio Pavia, onde os crocodilos nadam de costas e os macacos bebem de palhinha para depois morrer uma morte agonizante. Chamar “água” ao que lá corre é um eufemismo atroz. Mas entretanto, esses ingénuos garotos decidiram que uma boa ideia será mesmo atirar com trutas lá para dentro, a montante de Viseu, não sei com que intenção, mas calculo as consequências:
Primeiro, 95% das trutas vão virar-se umas para as outras, perguntar “que cheiro é este?” e segundos depois estão a boiar de barriga para cima. Os ciganos irão lá buscá-las com uma rede para assá-las na brasa. Mas, e Darwin explica muito bem, sobram 5% das trutas. Estas trutas passarão pelo Fórum em estado comatoso, mas ao passar por baixo da ponte da estação de camionagem já começam a transformar-se: As escamas caiem, os dentes crescem, aparecem picos por todo o lado, começam a brilhar no escuro e a comer tudo o que lhes aparecer à frente, inclusive os pneus e frigoríficos que adornam as margens. Segue abaixo um desenho realizado por um profissional de como este “animal” será.



Quando as trutas chegarem perto da prisão, quase ao pé dos ciganos, já terão braços e deitarão raios laser pelos olhos.

Entretanto, dos ciganos que comeram as trutas, 95% virar-se-ão uns para os outros e dirão “Aiiiiiiiiii Nelo, que cheiro é este?” e cairão fulminados no chão. Os restantes 5% ficarão também mutantes. As trutas que lá chegarem vão sair do rio pelo seu próprio pé, tal como os seus antepassados há 5 mil milhões de anos, vão apanhar os ciganos com uma rede e assá-los na brasa. Os outros ciganos encetarão uma luta sanguínea com as trutas que os atacarão, mas não terão hipótese porque perderam a força dos números. As trutas mutantes vão fecundar todos os ciganos, e daí emergirá uma nova espécie que irá assolar Viseu e toda a Beira Alta; a segunda espécie mutante desde que apareceu a truta arco-íris, que é uma truta que se depila e bebe margueritas e gosta de passar os Domingos na Zara Home.


"Trutis Paviis terribilis"


Sem comentários:

Acreditam:

Seguidores