18 de setembro de 2011

Vindimas!

Chegou a altura das vindimas. E também a altura de nós, malta citadina (ou civilizada), sermos gozados pelas pessoas das aldeias por não sabermos o que é um almude.
Ora, passei mais tempo do que gostaria em pesquisa cuidadosa sobre essas arcaicas unidades de medida, e esta vai ser a última época das vindimas em que eu serei gozado por esses aldeões.
Elaborei uma cábula, que coloco ao vosso dispôr, à laia de serviço público, de modo a que nós, florzinhas-de-estufa-que-nunca-vimos-um-frango-vivo, não mais seremos alvo de piadolas fáceis.

A saber:

Um almude é o mesmo que 10 arrobas, e cada arroba é o mesmo que 10 quintais, a não seja que o ano seja bissexto, neste caso são 13 quintais e meio.
Um quintal é uma horta da parte de trás da casa.

Um alqueire, se for acima do Tejo, são 30 onças. Abaixo do Tejo, é meio arrátel se for lua cheia, caso contrário são 3 quartilhos.

Um tonel são exactamente 10 pipas antes do almoço, ou mais ou menos 9 pipas a seguir. Uma pipa são 40 canadas, cada canada são 18 escrópulos, 4 escrópulos são 13,3 quilates, 12 quilates perfazem um palmo de craveira, e cada palmo de craveira corresponde a 28 Megabytes.

Uma légua terrestre corresponde a 1500 varas, que é o mesmo que dizer a distância percorrida por um homem de 3 côvados de altura com um peso de 50 arráteis às costas durante uma hora, em terreno plano.
Uma légua marítima é igual à légua terrestre, só que maior e mais molhada.

Uma alfarroba tanto pode ser a primeira arroba a ser pesada, como a semente da alfarrobeira, como uma pessoa que vende livros em segunda mão.

Um moio são 15 fangas, que são 3 quartas, ou 20 maquias. Uma maquia são 2 selamins. Um meio selamim, escusado será dizê-lo, são 16 decibéis.
Um côvado é a altura máxima que um lobo consegue saltar.
Um quilate é um quilo mais pequeno. Não confundir com um karat, que é a comprimento equivalente a 1000 cenouras de 12 onças cada uma colocadas em fila.

Não é assim tão difícil, amigos citadinos. Não vos esqueceis que nós estamos habituados ao sistema SI, que é uma convenção como qualquer outra... os antigos lá tinham as suas medidas, e quem somos nós, frágeis vidrinhos, para dizer que as nossas fazem mais sentido?

Espero que vos tenha ajudado.

1 comentário:

nuno disse...

o teu melhor post até hoje.

Acreditam:

Seguidores